Hoje por volta das 14:30 tivémos, no âmbito da cadeira de Gestão de Sistemas Informáticos, uma visita de estudo às instalações da PTSI, empresa pioneira em Portugal na área dos Sistemas de Informação. As instalações em questão são o topo de gama em protecção física e digital da informação, construídas em parceria com a empresa de renome IBM, com muitos anos de experiência em Sistemas de Informação.
A apresentação foi deveras interessante. Com um alto cargo encarregue dos recursos humanos e também o responsável pelo outsourcing e segurança digital da empresa. Ambos os interlocutores estiveram bastante bem, com umas piadas de entrada para aquecer o ambiente (nota: a temperatura do auditório subterrâneo é controlada por ar-condicionado), mas com muita informação teórica transmitida de forma simples e fácil sem chegar a ser maçuda.
A certa altura da apresentação, quando procedia a uma explicação da necessidade de segurança em Sistemas de Informação, foi-nos mostrado um acetato com uma imagem referente ao filme Lord Of The Rings, The Two Towers. O sr. Bruno Romba na altura em que esta imagem foi apresentada perguntou-me "isto era piada de nârdes?", à qual fiz o favor de responder "iá! não reconheces aquilo?". O sr. Bruno Romba responde-me negativamente procedendo depois à sua gargalhada característica de triunfo, algo semelhante a "ahahahah", proferido em tom semi-agudo.
Depois deste estranho episódeo decidi certificar-me daquilo que tinha acabado de ouvir e perguntei ao sr. Bruno Romba "Lord Of The Rings? não viste os filmes?", ao que o sr. Bruno Romba fez o favor de responder "eu não!". Percebi a mensagem que o sr. Bruno Romba estava a tentar transmitir, se a minha pessoa reconhecia a imagem, e se era piada de "nârdes" como o colocou o sr. Bruno Romba, então eu seria um "nârde". É nestas alturas que sinto um pouco de pena do sr. Bruno Romba.
Desde a sua adaptação ao cinema que a trilogia realizada pelo reconhecido Peter Jackson se moveu do conhecimento unicamente designado aos "nârdes" como o sr. Bruno Romba o colocou, para se transformar quase como, arrisco mesmo, cultura geral. Em que a pessoa que não conhece é a que mais se aproxima do estereótipo com o qual o sr. Bruno Romba me queria descrever. Ás vezes sinto mesmo pena que o sr. Bruno Romba não possua a abertura de espírito que lhe permita não perder obras como a supracitada trilogia do sr. Peter Jackson ou a mais famosa trilogia dos irmãos Wachowski.
2 comentários:
o post devia ser sobre aspectos de segurança. n referiste nada acerca disso.
nunca mais leio este blog!
><
Bem, nem um único Bold... a experiência deve ter sido traumatizante ou seriamente... desgastante! Ainda bem q n fui para informática :)
Signed: madmanchron
Enviar um comentário