quando chegámos ainda nem a primeira eliminatória tinha entrado na pista... e nessa altura ainda estava tudo bem, confirmámos a estratégia de equipa e algumas trajectórias e foi durante esse momento que tudo mudou drasticamente... começou a chover! toda a estratégia caiu por terra e passámos a ter dois estreantes e um quase na equipa... subimos para o terraço para apreciar o desenrolar dos acontecimentos na pista... e isso permitiu-me identificar as trajectórias utilizadas pelos mais cromos...
fomos para a recepção e, com a roupa, a ajuda do peso do capacete e alguns arredondamentos, conseguimos evitar ter de levar lastro no kart devido ao baixo peso do riqui... isto apenas por brincadeira, porque nesse preciso momento um enorme temporal abatia-se sobre o circuito e nessas condições pouca ou nenhuma diferença aquele lastro iria fazer... redefinimos a estratégia para a qualificação... eu abria o baile nos primeiros 5 minutos e se fosse mau o riqui mostrava-me o sinal para concluir a qualificação e começar a corrida...
meti as minhas lindas alpáinesetáres kapa um nas mãos, meti o meu belo gêfórce elimineitare na cabeça e estava pronto para entrar na pista... sentei-me e comecei aqueles importantes momentos de concentração "um vencedor, dezanove derrotados"... carreguei no acelerador e ainda mal tinha entrado na pista já estava a ultrapassar um e a maldizer os outros três por me irem fazer perder tempo... começou a chover torrencialmente... durante os 10 minutos consegui apanhar a pista livre e isso deu-me a oportunidade de fazer umas quantas voltas lançadas e até de experimentar um pouco com as trajectórias que tinha aprendido da corrida anterior... que na chuva são completamente diferentes das trajectórias em seco (aquelas que já fiz milhões de vezes)...
terminei a qualificação, iria fazer o primeiro turno da corrida... não fiquei muito surpreendido quando fui chamado para a grelha na terceira posição... esbocei um sorriso orgulhoso, na chuva os meus adversários estavam a parecer-me muito mais inofensivos, ou isso ou eram as minhas expectativas sobre o nível dos adversários que estavam algo inflacionadas... arranquei bem e consegui manter a 3ª posição, ganhei uma, perdi uma... as primeiras curvas foram a confusão do costume... muitas trocas de posição, toques frequentes, alguns mais agressivos que outros mas nenhum me pareceu demasiado abusado...
ia na 4ª posição quando esbocei uma ultrapassagem ao 3º... na realidade nem queria bem ultrapassá-lo, apenas pressionar... mas era uma das curvas mais traiçoeiras do circuito e assim que saí de trás dele e da trajectória ideal, em travagem, perdi logo o controlo do kart numa zona alagada da pista... fiquei virado para o lado errado e vi-os quase todos a passar por mim... na primeira oportunidade virei o kart e regressei à competição... ao ver o modo fraquinho com que os meus novos adversários encaravam as curvas fiquei possesso... tinha feito ainda outro erro infantil numa manobra difícil e potencialmente inútil numa altura crucial da corrida!
dizem os membros da minha equipa que eu caí para a 12ª posição e em algumas voltas recuperei para a 6ª... altura em que apanhei um bocado de pista livre e efectuei um conjunto de voltas rápidas em 1:40.??? (a melhor em 1:40.229), cerca de um segundo mais rápido que todos os outros em pista... quando entreguei o kart ao riqui já ia na perseguição a outros dois... quando ele saiu para a pista estávamos já em 10º, a perder tempo devido a termos de fazer mais uma paragem do que praticamente toda a concorrência... e para estreia à chuva, o riqui não podia ter desejado piores condições... de noite, a chover, por vezes a potes e com vento, só para atrapalhar mais...
ele diz que nem a viseira do capacete conseguia manter fechada porque não via nada... aqueles capacetes do kartódromo têm as viseiras todas riscadas, mesmo durante o dia está sempre enublado... e eu nem imagino o que seria conduzir naquelas condições com a viseira aberta, porque aquilo estava sempre a saltar água e todo o tipo de porcarias... ele perdeu uma posição, levou uma volta de avanço e fez uma melhor volta em 1:45.5?? quando o tozé entrou na pista íamos em 11º e cedo começou a perder posições até estabilizar na 14ª e efectuar a sua melhor volta em 1:47.7?? estava realmente muito agreste para quem está destreinado e nunca tinha andado à chuva anteriormente...
apesar deste resultado pouco surpreendente a estreia dos SepídeSetáres dificilmente poderia ter sido pior... fiz um erro muito estúpido, mas aprendi bastante e adaptei-me rapidamente às trajectórias novas da chuva, e agradavelmente surpreendi-me ao demonstrar rapidez ao nível dos cromos do fatinho em condições tão adversas... a minha melhor volta só foi batida perto do final da corrida e numa altura em que a chuva abrandou consideravelmente... as minhas luvas e o meu capacete novos é que ficaram num estado lastimável, mas demonstraram completamente a sua importância...
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