eu não sou contra os professores darem um ou outo valor para a participação nas aulas, mas acho que a participação não devia valer pontos por si só... vejamos um exemplo concreto... aulas de história da ciência no último ano da faculdade...
o rumbafum discutia a vida do pópâre (não confundir com pópeie) com a professora, aquela com ar de fufa... agora vocês perguntam "quem raio é o pópâre?!", exactamente! por outro lado andava lá um bacano que se sentava na última fila...
que sempre que abria a boca só dizia disparates, e abria a boca muitas vezes... ainda me lembro da sua douta opinião sobre a segunda guerra mundial "pá, as bombas nucleares são muita más, andar a matar pessoas pá? tá mál!"...
ora no final do semestre o rumbafum e este nosso amigo tiveram exactamente a mesma nota de participação, eu não acho isto nada justo... tudo bem, podemos argumentar que em termos participativos ambos demonstram interesse pelos assuntos leccionados...
mas a participação daquele cuja fala é mais rápida que o pensamento ter o mesmo valor que a participação de quem chega a questionar a sabedoria da própria professora? isso pra mim já é totalmente descabido e professor que faz isso, é parvo!
1 comentário:
Um dos meus alunos de vez em qd tb se punham lá com grandes teorias das batatas. Depois de algumas humilhações por parte dos colegas (que eu não censurei) o tipo passou a utilizar as duas metades do cérebro.
Carapau
Enviar um comentário