terça-feira, 13 de junho de 2006

o marco complica

um belo dia na ainda secundária de alenquer estávamos em plena aula de matemática de décimo primeiro, a resolver uma equação sei lá do quê... tinha um logaritmo ou uma cena assim do género, e a prófe... uma daquelas que adora matemática que ia ao prófemáte, pró feia e directiva mas até inspirava, às vezes...

decide inventar um exercício muita complicado, só naquela de nos mostrar que seguindo um determinado conjunto de regras aquelas equações resolviam-se sempre da mesma maneira... ela pede sugestões pra tornar a equação mais complicada e grito eu lá do fundo "raíz quadrada! raíz quadrada!"...

tudo a olhar de lado pra mim e a chamar-me nomes, mas a prófe gostou da sugestão meteu lá a raíz quadrada... "e agora uma pessoa pra virresolver isto no quadro?" pergunta ela... era tudo a olhar pra mim outra vez... "brigadinho pessoal, são muito simpáticos" era uma galhofa quando eu ia ao quadro...

esta semana no ífi aconteceu algo semelhante... távamos a fazer uma coreografia de setépe, uma daquelas que deixou metade da turma quieta a olhar desesperada pró prófe... e diz ele "ainda podemos complicar mais", e eu faço um gesto pra ele acrescentar uma volta... mais uma, eu gosto de voltinhas...

ele insere a volta na coreografia o que faz perder ainda mais elementos da turma... quando aquilo acaba, na parte de analisar o que tivémos a fazer ele fez questão de salientar "agradeçam ao marco que foi ele que sugeriu a volta"... era tudo a olhar de lado pra mim outra vez... mas a coreografia ficou bué mais divertida!

Sem comentários: